Nasce a primeira UPH do Presbitério de Florianópolis: organização histórica reúne homens de fé e ação
Divulgação
Foto histórica, reunindo o grupo de homens fundadores da UPH Trindade
Em uma sexta-feira nada comum — 25 de abril — a Igreja Presbiteriana de Trindade, em Florianópolis (SC), viveu um daqueles momentos que entram para os anais da história local. Com espírito de unidade e ousadia, nasceu ali a primeira União Presbiteriana de Homens (UPH) do recém-organizado Presbitério de Florianópolis, potencialmente a mais nova do Brasil até aqui.
A movimentação começou com oração e reflexão bíblica, a partir das palavras de Paulo em 1º Timóteo 2:1 e 8. Na sequência, os 19 homens presentes receberam uma calorosa saudação do Secretário Nacional do Trabalho Masculino, que enviou uma mensagem em vídeo aos irmãos. A seguir, outro vídeo foi mostrado, sobre o projeto “Mão na Massa”, realizado em Trindade-PE — curiosamente com o mesmo nome da igreja anfitriã — mostrou na prática como a fé pode se transformar em serviço.
Ely Paschoal, ex-vice-presidente Norte, agora como conselheiro, levando sua experiência aos irmaos do Sul do pais
O pastor local, Marcos Aurélio Jansen, também deixou sua marca com uma palavra firme e inspiradora, antes de dar início ao momento que selaria a nova fase da igreja: a eleição da diretoria. Com 16 irmãos aptos a votar e serem votados, a nova liderança da UPH foi eleita de forma unânime e simbólica:
Presidente: Danny Lopes
Vice-presidente: Vinicius Pires
1º Secretário: Regis Camargo
2º Secretário: Ygor Colares
Tesoureiro: Hadiff Pinto IÉ — natural da Guiné-Bissau, mostrando que a UPH também fala com sotaque africano
Conselheiro: Ely Pascoal — ex-vice-presidente da Região Norte da CNHP (2010-2018), agora trazendo sua experiência ao Sul do país
A noite foi mais que uma simples formalidade institucional. Foi um marco espiritual, um divisor de águas para a igreja local e para o movimento nacional de homens presbiterianos. A mensagem que ficou no ar: onde há comunhão, propósito e disposição, há espaço para grandes começos.
Primeira diretoria da UPH Trindade